Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 


Guia Sindical

6163

Ultimas Noticias

03.05.2017 - Rio Grande do Sul ocupa a 3ª posição no ranking de acidentes de trabalho no país

Conforme apurado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em parceria com serviços de saúde do Estado, uma pessoa morre a cada 26 horas vítima de acidente de trabalho ou doença ocupacional.

O estudo foi uma iniciativa do Programa Trabalho Seguro, desenvolvido pela Justiça do Trabalho em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e várias instituições parceiras.

No ano de 2016 os estabelecimentos notificaram 44.145 atendimentos relacionados ao trabalho, sendo 95% casos de acidentes e 5% de doenças laborais. Destes atendimentos, 331 resultaram em morte da vítima, chegando ao índice de uma morte a cada 26 horas. O número de mortes subiu no ano de 2016, em relação aos anos anteriores (2015 e 2014).

Os setores com maior incidência de acidentes são: metal-mecânico, agropecuária, saúde, construção civil, comércio, alimentação e serviços.

O levantamento de dados mais utilizado no país para se analisar a questão dos acidentes e doenças do trabalho é o Anuário Estatístico da Previdência Social, contudo, o estudo não reflete toda a realidade, pois considera apenas casos ocorridos com empregados de carteira assinada, representando cerca de 55% dos trabalhadores ativos.

Dessa forma, o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais pode ser maior, tendo em vista que não constam os trabalhadores autônomos e informais.

Nosso Estado ocupa o 3º lugar no ranking nacional de acidentes e doenças ocupacionais, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Confira a notícia completa da decisão do Tribunal Superior do Trabalho neste link. http://www.trt4.jus.br/portal/portal/trt4/comunicacao/noticia/info/NoticiaWindow?cod=1451817&action=2

Fonte: http://www.copadvogados.com.br/site/index.php/artigos-noticias/253-rio-grande-do-sul-ocupa-a-3-posicao-no-ranking-de-acidentes-de-trabalho-no-pais



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fone:(51)3233.3500

webmail / Todos Direitos Reservados 2012