Seções

Denuncias/Sugestões
Sindicalize-se
Links

Bolsa de Emprego

Cadastro de Currículo
Consulta de Currículo

On line

Últimas Notícias
Notícias Anteriores

Notícias Antigas


Sintonia

 

 

Novos convênios

 


Guia Sindical

6150

Ultimas Noticias

27.04.2017 - Entidades preparam greve geral em Santa Maria

Repassamos para nossos sócios, material enviado pelo diretor Jorge Nascimento, e que foi publicado no site da Rádio Imembuí, referente à greve geral de manhã. Nosso diretor participou intensamente da organização desse movimento em defesa dos trabalhadores. Confira:

 

 

E as entidades sindicais e movimentos sociais de Santa Maria se organizam para a greve geral na próxima sexta, 28 de abril. Nesta segunda, 24, aproximadamente 70 pessoas, representando 20 entidades e movimentos se reuniram na sede do Sindicato dos Comerciários para discutir os detalhes da programação de sexta-feira. Uma nova reunião acontece nesta quarta, às 18h30, nos Comerciários, para fechar os últimos pontos da programação da greve de 28 de abril.

O movimento, que tem caráter nacional, se opõe a três eixos básicos: reforma da previdência; reforma trabalhista; e terceirização. Conforme várias lideranças que se manifestaram na reunião desta segunda, as ameaças sobre os direitos dos trabalhadores são concretas e de grande impacto. “Precisamos parar todo o país para mostrar ao governo Temer que não aceitamos todas essas perdas de direitos”, destacou um sindicalista.

Dentre as categorias que já aprovaram que vão parar no dia 28 estão os docentes e técnico-administrativos da UFSM; os professores da rede pública estadual e municipal; os bancários. Na reunião desta segunda à noite, o sindicato dos trabalhadores dos correios, representado em Santa Maria pelo Sintect-SMA, informou que a categoria deve entrar em greve já na quinta-feira, em todo o país, contra a privatização da empresa estatal.

A programação que está sendo planejada para Santa Maria, inclui a ocupação da praça Saldanha Marinho, com panfletagem no calçadão, junto ao comércio do centro da cidade, buscando explicar o motivo que está levando à greve geral em todo o país. Na UFSM, onde os professores e os técnico-administrativos aprovaram paralisação, está sendo planejado um ato público no campus de Camobi pela Frente Combativa em Defesa do Serviço Público. Conforme a diretoria da Sedufsm, uma das pautas que foi incluída pelos professores é a contraposição aos cortes de recursos, que pode inviabilizar a instituição a partir de setembro.

Participaram da reunião desta segunda, no Sindicato dos Comerciários, representantes de cinco centrais sindicais: CSP-Conlutas, CUT, CTB, Intersindical e Nova Central. Dentre os sindicatos presentes, além dos que representam a esfera pública, os de categorias do setor privado, como metalúrgicos, rodoviários, bancários, telefônicos, radialistas, professores particulares, gráficos, alimentação, turismo. Presentes também lideranças vinculadas ao Levante da Juventude, Alicerce, Mais, União da Juventude Comunista, Resistência Popular, Psol e PT.

Texto: Fritz R. Nunes - Foto: Fritz Nunes e Arquivo http://p1.radioimembui.com.br/entidades-preparam-greve-geral-em-santa-maria/



Impressos


Rua Barão do Teffé, 252 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre-RS CEP:90160-150

Fone:(51)3233.3500

webmail / Todos Direitos Reservados 2012