Sintonia On Line

FITERT protesta contra agressão a radialistas

A Federação Interestadual de Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão – FITERT – emitiu correspondência endereçada ao Prefeito de São Paulo, na qual condena a atitude da Guarda Civil que covardemente agrediu trabalhadores do ramo das comunicações. Os profissionais cobriam uma manifestação de estudantes que protestavam contra o aumento no preço das passagens do transporte público. Confira o teor da correspondência:

São Paulo, 20 de dezembro de 2006.
A/C: Excelentíssimo Prefeito Gilberto Kassab
Coordenador Municipal de Segurança Urbana Silveira Rodrigues

A Federação Interestadual de Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (FITERT) vem manifestar seus protestos de repulsa a agressão sofrida pelos radialistas, trabalhadores da TV Record, Marcelo Antonio de Assunção, Operador de Unidade de Externa, Fábio de Souza, Auxiliar de Unidade de Externa e ao repórter-fotográfico Mastrangelo Di Paula Reino, do jornal “Agora”.

Os companheiros radialistas na segunda-feira (18/12) quando nas atividades de suas funções, cobriam a manifestação de estudantes enfrente a Prefeitura de São Paulo contra o reajuste de ônibus e foram impedidos de forma abusiva e truculenta pelos guardas metropolitanos de gravar a manifestação. É lamentável que fatos como esse aconteçam ainda hoje tentando proibir a liberdade de expressão e o trabalho dos profissionais em comunicação. Os radialistas foram agredidos e algemados pelo guarda civil João Paulo de Campos e levados para a 3º DP (Santa Efigênia). O guarda civil ainda foi flagrado apertando o pescoço do Operador de Unidade de Externa enquanto outro guarda arrastava o Auxiliar com um cassetete forçando sua barriga.

A FITERT espera que os fatos sejam apurados e que os culpados sejam exemplarmente punidos, sob pena de abrirmos um precedente de se tornar comum o cerceamento a liberdade de imprensa e dos profissionais de comunicação em atividade.

Certo de que vossas senhorias compreendem a gravidade dos fatos, esperamos resolução breve. Sem mais nos subscrevemos: Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão.