Sintonia

Sociedade Argentina de Locutores se faz presente ao Sindicato dos Radialistas

Neste feriado de Páscoa esteve em nossa cidade um casal de Argentinos para desfrutarem das belezas de nossa cidade. Sérgio Luis Gelman e sua esposa Silvana vieram a Porto Alegre a convite de nosso presidente Caverna. Eles se conheceram através dos contatos que nossa entidade mantém com entidades internacionais como a Panartes, que realiza congressos nos mais diversos países do continente.

Sérgio é Secretário de Imprensa da Sociedade Argentina de Locutores. Eles estiveram em nossa sede no dia 12 de abril e aproveitaram a oportunidade para a troca informações e conhecimentos do meio radiofônico e sindical.

A Sociedade Argentina de Locutores, que existe desde 1943, pertence à comissão diretiva nacional, que tem delegações em toda a República Argentina.

Sérgio relatou que as multinacionais estão abusando dos trabalhadores em todo o mundo. Após a década de 90, a abertura possibilitou a criação de multimídias na Argentina. Todos chegavam ao seu país e adquiriam os veículos de rádio, tv e tv a cabo. A partir desse momento, os trabalhadores passaram a ter um só patrão, que não residia no país. Essa situação, para Sérgio, passou a dificultar as negociações e o diálogo, mas, há um porém, ele reforça que: “Sem sindicato não há acordos coletivos”. Nosso visitante diz que as entidades sindicais têm que permanecer fortificadas, fomentando a união dos trabalhadores, caso contrário, a negociação coletiva não existe.

Para ele os problemas dos radialistas na América Latina são comuns. Se precariza o trabalho, se abusa dos trabalhadores se violam as convenções coletivas de trabalho. Segundo ele, Argentina deve ser o único país no mundo em que existe uma regulamentação oficial do Estado para a profissão de Locutor. Essa constatação ele teve há poucos dias, quando Buenos Aires sediou a Conferência Americana de Locutores. Para obtenção da outorga oficial do Estado, o radialista necessita de estudos acadêmicos pelo período de três anos e, só após, obtém o título de locutor nacional.

Sérgio fez questão de destacar o quão importante é a união dos trabalhadores, tendo em vista que os problemas são comuns todos, ou seja, a concentração das empresas nas mãos de poucos. Encerrou salientando que preciso consciência, união e luta de todos os trabalhadores para a real conquista dos seus direitos.

Sérgio L. Gelman e sua esposa Silvana em visita a nossa sede